Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

CORTIÇA NA TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA

6 Outubro 2010

A cortiça será um dos materiais nobres representados na Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa 2010, uma edição dedicada ao tema "Falemos de Casas" e que terá, a partir de 14 de Outubro, exposições patentes em diversos Museus e Instituições nacionais. A CORTICEIRA AMORIM junta-se à iniciativa, com o intuito de se associar, por um lado, à divulgação da arquitectura portuguesa e de promover, por outro, a cortiça e o seu potencial de aplicação na construção.

A CORTICEIRA AMORIM patrocina o Serviço Educativo desta Trienal, através de apoio financeiro e cedência de produtos de cortiça que serão utilizados nas diversas actividades integradas neste serviço. Adicionalmente, o aglomerado de cortiça expandida da Amorim Cork Insulation foi seleccionado como solução de isolamento e de revestimento de uma casa que estará exposta no Museu da Electricidade no decorrer da Trienal.

Estabelecer relações com os diferentes públicos em torno da Arquitectura é um dos principais objectivos da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Neste sentido, considerou-se essencial a existência de um Serviço Educativo pluridisciplinar, transversal e integrador de diferenças. Do ensino primário ao universitário, o programa é vasto e contempla visitas guiadas às exposições, conversas com os comissários, artistas e arquitectos, workshops, debates  temáticos e uma série de outras actividades.

O concurso de âmbito nacional "Casa Imaginada", uma das actividades do Serviço Educativo, é dirigido aos alunos do ensino básico e secundário e pretende sensibilizar os participantes para o papel da arquitectura na sua qualidade de vida. O concurso, que conta com o apoio do Ministério da Educação, visa estimular uma aproximação crítica e criativa à disciplina de arquitectura, através da descoberta de outras realidades culturais, sociais e económicas, emocionais e de valores. Os participantes serão, pois, convidados a idealizar a maqueta de uma habitação unifamiliar, de acordo com as especificidades de um dos países representados na Trienal e em linha com as necessidades da construção sustentável.

O recurso a materiais inovadores e sustentáveis - como a cortiça - apresenta-se como requisito a considerar na produção da própria maqueta da Casa Imaginada, assim se pretendendo reproduzir a ideia e o conceito da casa proposta.

A CORTICEIRA AMORIM, ciente das potencialidades da cortiça - 100% natural, renovável e reciclável -, considera que esta tem indubitavelmente um papel importante a desempenhar na construção e em particular em todo o tipo de projectos que se pretendam sustentáveis. A parceria com a Trienal de Arquitectura apresenta-se, assim, como uma excelente oportunidade para difundir, promover e afirmar as soluções de cortiça para a construção sustentável, estando perfeitamente alinhada com as acções de educação ambiental feitas pela Empresa nas escolas do país.

O programa do Serviço Educativo da Trienal inclui ainda diversos jogos e desafios, como a "Arte da Cidade", a "Casa Desmontada" e "O teu corpo habitado" e irá decorrer entre o Museu Colecção Berardo, o Museu da Electricidade e o Museu do Chiado, locais onde decorrerão as exposições e em que estarão representados, para além de Portugal, países como Angola, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Moçambique, Noruega, Suécia e Suíça.