Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

ESCULTURA HABITÁVEL DE CORTIÇA EM GUIMARÃES

9 Julho 2012

Shelter criado pela escultora Gabriela Gomes com cortiça cedida pela Corticeira Amorim.

A escultura habitável de cortiça Shelter by GG, criada pela escultora Gabriela Gomes, foi inaugurada em Guimarães, no âmbito das comemorações da Capital Europeia da Cultura. Concebida com cortiça da Corticeira Amorim, parceira do projecto, a obra de arte instalada num espaço público desafia o público a vivenciar a escultura e nela pernoitar.

O Shelter está na Plataforma das Artes, em Guimarães, durante seis meses, e poderá ser reservado por quem o desejar. Os dois arcos que se interceptam formam uma área de 2,30m por 6,45m, espaço que contempla um hall, um quarto e um WC com duche.

A cortiça é um dos materiais marcantes desta escultura, aliada à madeira utilizada na estrutura do Shelter. O interior é revestido a Aglomerado Expandido de Cortiça MDFachada, da Amorim Cork Insulation, que, além de proporcionar uma agradável suavidade ao toque, funciona como isolante térmico e acústico. No projecto Shelter By GG, o Aglomerado Expandido de Cortiça MDFachada foi essencialmente seleccionado pela sua versatilidade, pela facilidade de se adaptar ao conceito idealizado e o resultado é um projecto inovador, cujo design é alavancado também pela utilização de cortiça.

O projeto está orientado para o turismo eco-sustentável e de acordo com a escultora Gabriela Gomes «Este Shelter vai funcionar como um protótipo, ou seja, pode ser transformado ou readaptado. Há flexibilidade em termos de projecto», que pensando na comercialização indica soluções de turismo, nomeadamente no estrangeiro.A escultora acredita no potencial e projecta que gostaria «de o ver em Nova Iorque, no centro da cidade. A experiência será: Durma numa praça de Nova Iorque. Mas também imagino o Shelter nas Maldivas, no meio dos surfistas e no meio de uma imensa floresta».