Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

ECOCUBO É UMA ESTRUTURA DE CORTIÇA ECOLÓGICA, SUSTENTÁVEL, DE FÁCIL CONSTRUÇÃO E TRANSPORTE

22 Abril 2015

Eco³, a micro habitação que vai mudar o alojamento do turismo de natureza

Um jovem arquitecto desenhou um módulo habitacional em forma de cubo, revestido a cortiça, de simples e rápida execução. Criou, assim, o Ecocubo, um projeto de arquitetura e design que pretende colmatar deficiências no alojamento do turismo de Natureza.  

O projeto nasceu das mãos do jovem arquitecto António Fernandes e trata-se de um módulo habitacional amovível, funcionalmente flexível e sustentável, com uma área útil entre os 7 e 14m². Construído com elementos pré-fabricados de simples e rápida execução, o Ecocubo permite também "exprimir os valores da Portugalidade, da inovação tecnológica e sustentabilidade", frisa o arquitecto.

Com uma imagem personalizada, o módulo permite organizar e acomodar diferentes tipos de usos, ao mesmo tempo que encurta o habitual processo burocrático associado à construção de uma habitação. Podendo funcionar de forma autónoma, o Ecocubo aproveita de forma eficaz os recursos naturais existentes, onde a tranquilidade em comunhão com a natureza, se alia à qualidade e ao conforto.

O Ecocubo pretende constituir-se como marca de identificação de construção ecológica e sustentável e, simultaneamente, como catalisador de locais com grande potencial turístico, que necessitem de infraestruturas e equipamentos de apoio. Desta forma, o projeto dá também a conhecer outros lugares fora dos roteiros tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades e economias locais.

A concretização material conta com o conhecimento especializado de parceiros como a corticeira Amorim, a empresa de eficiência energética Edigreen, a empresa cerâmica ARCH Valadares, a Campilusa e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O Ecocubo frequentou durante 6 meses o Programa de Aceleração de Startups do UPTEC e reuniu as preferências do júri no evento final do Programa, o Startup Pitch Day, tendo recebido a menção honrosa na área das Indústrias criativas.

Com o Ecocubo, é possível habitar a natureza.