Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

AMORIM CORK INSULATION APOIA GYPTEC IBÉRICA NO DESENVOLVIMENTO DO AUDITÓRIO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

6 Maio 2015

Fruto de uma parceria com a Gyptec Ibérica, a Amorim Cork Insulation estará representada na Tektónica 2015, com destaque para o auditório da Ordem dos Arquitectos - o Auditório de Negócios Gyptec. O aglomerado de cortiça expandido será o material preponderante, sendo usado no chão, nas paredes e também no mobiliário deste que se constitui como um dos principais espaços da Tektónica 2015, a conceituada Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que terá lugar na FIL, em Lisboa, 06 a 09 de Maio.

O desenvolvimento do Auditório de Negócios foi inspirado na placa Gypcork, uma solução construtiva multicamada que reúne dois produtos portugueses de excelência - as placas de gesso laminado Gyptec e o aglomerado de cortiça expandido, da Amorim Cork Insulation - e se apresenta como uma solução sustentável, de baixa energia incorporada, com um excelente desempenho em termos de isolamento térmico e acústico, dando resposta aos requisitos da reabilitação sustentável.

A utilização de cortiça no auditório da Ordem dos Arquitectos não se limitará, no entanto, à solução Gypcork, em que esta é parte de uma solução técnica que beneficia o isolamento pelo interior dos edifícios, mas que não é visível. O aglomerado de cortiça expandida foi também selecionado como material para o mobiliário do espaço e para o revestimento de paredes, este último da gama especial MDFachada Wave, da Amorim Cork Insulation, em que a cortiça natural fica visível. Em ambas as situações, a utilização de cortiça beneficia não só a estética do auditório, como também possibilita a criação de uma atmosfera acolhedora.

O espaço constituirá um pólo de atração da edição 2015 da Tektónica e acolherá, pela organização da Ordem dos Arquitectos, diversos eventos de referência. Merecem destaque as formações focadas no tema "Soluções eficientes para construção e reabilitação", num certame que privilegia a temática da Reabilitação Urbana.

Destaque para as apresentações:
CORTIÇA 100% NATURAL - Solução técnica para construção sustentável
Carlos Manuel Oliveira, Director-geral Amorim Cork Insulation
Data: 08 de Maio de 2015 - Módulo III
Hora: 16:00

CORTIÇA À VISTA - Novas Tecnologias e Aplicações de Cortiça em Arquitectura
José Pedro Sousa, Digital Fabrication Laboratory - DFL/CEAU, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Architects on Business
Data: 07 de Maio de 2015 - Módulo II
Hora: 15:15

Mais sobre o Aglomerado de Cortiça Expandida:

O Aglomerado de Cortiça Expandida é o principal produto da Amorim Cork Insulation. 100% Natural e integralmente reciclável, é obtido apenas a partir da matéria-prima cortiça que, uma vez sujeita a altas temperaturas, liberta a suberina, uma resina própria do material que funciona como aglutinante natural.

Principais vantagens:
Produto 100% natural
Muito baixa energia incorporada
Carbono negativo
Isolamento térmico, acústico e anti-vibrático
Elevada estabilidade dimensional
Suporta temperaturas entre -180º e º 120º C
Durabilidade praticamente ilimitada, mantendo características técnicas
Promove o atraso térmico
Qualidade do ar interior A+
Permeável ao vapor de água
Resistente à compressão (boas propriedades mecânicas)
Em caso de incêndio, não liberta gases tóxicos
Não reage a agentes químicos
Não atacável por roedores
100% reciclável e reutilizável