Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

CORKSORB DA CORTICEIRA AMORIM VENCE GREEN PROJECT AWARDS

16 Setembro 2011

O projecto CorkSorb da CORTICEIRA AMORIM, uma gama inovadora de absorventes naturais à base de cortiça para o controlo e limpeza de derrames de hidrocarbonetos, venceu a categoria de Produto dos Green Project Awards 2011.

O CorkSorb foi distinguido pela sua relevância ao nível da sustentabilidade, na sua tripla dimensão ambiental e socioeconómica, assegurada pela presença de cortiça. Trata-se de um projecto resultante da procura de novas aplicações para esta matéria-prima 100% natural por parte da CORTICEIRA AMORIM, estando inclusivamente previsto o alargamento do portfolio de soluções de cortiça para aplicação na área ambiental.

Com uma capacidade máxima de absorção muito superior aos absorventes minerais e superior a vários outros absorventes orgânicos naturais e sintéticos, o CorkSorb separa a água dos produtos inflamáveis ou tóxicos e possui uma capacidade de absorção que garante a criação de 20 vezes menos resíduos durante a sua utilização, comparativamente a um absorvente mineral convencional.

Ao absorver selectivamente de óleos e hidrocarbonetos e não a água, evita ainda a saturação com água e o gasto associado ao tratamento de água como resíduo. É capaz de resolver qualquer situação de derrame, tanto em meios industriais como em estradas e/ou meios aquáticos.

Apresentada no início de 2010, e distinguida também com o Prémio Nacional de Inovação Ambiental, a solução CorkSorb tem sido muito bem acolhida pelo mercado, estando já a ser comercializada em 10 países.

Além das vantagens ambientais decorrentes da sua utilização, o CorkSorb é gerado através de um processo de produção integrado que não gera desperdício e, ao ter cortiça na sua composição, suporta todo um ecossistema endógeno de incontestável valor: o sobreiro e os produtos de cortiça desempenham um papel fundamental na retenção de CO2, na regulação do ciclo hidrológico, no combate à desertificação e na preservação da biodiversidade.

Os Green Project Awards são uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Quercus e da GCI, cujo principal objectivo é a divulgação das melhores práticas na área da sustentabilidade. A entrega de prémios desta quarta edição decorreu ontem, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, e do Secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes.