Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

NOVA STARTUP DA AMORIM CORK VENTURES APLICA CORTIÇA EM EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO

11 Julho 2017

Inovação na base do desenvolvimento de chassis isolados para equipamentos de refrigeração comercial em aglomerado de cortiça expandida, revestidos por chapas metálicas

 

Revolucionar a indústria da refrigeração comercial com uma inovadora solução com cortiça é o objetivo da Grõwancork, a nova startup da incubadora Amorim Cork Ventures, liderada pelo empreendedor Filipe Guimarães. A solução EIC - Easy Insulation Cork, agora apresentada, compreende um chassi em aglomerado de cortiça expandida, revestido com chapas metálicas, que pode ser aplicado em equipamentos de refrigeração como alternativa ecológica aos atuais injetados com poliuretano.

Dada a sua composição, EIC apresenta inúmeras vantagens face aos produtos tipicamente usados, nomeadamente ao nível ambiental, uma vez que o tipo de cortiça usado é rigorosamente 100% natural, dispensa o cliente (produtor de equipamentos de refrigeração) de investir em moldes (necessários em processos de injeção), é passível de ser reciclado, mantendo as características técnicas e dimensionais por várias décadas – ao contrário do habitual isolamento utilizado. Esta última característica potencia ganhos energéticos nas soluções da Grõwancork, face ao isolamento tradicional, que se tornarão mais relevantes ano após ano.

Além disso, trata-se de um produto que tem associado um processo industrial com baixo consumo de energia, o que resulta numa grande redução dos custos adjacentes a este processo.

Para Filipe Guimarães, Diretor geral da Grõwancork, “Depois de uma vasta pesquisa de mercado, a cortiça apresentou-se como o melhor material para aplicar neste tipo de chassi da refrigeração comercial. Por um lado, permite simplificar um processo de produção até aqui demasiado complexo, com as devidas poupanças associadas, e, por outro, é um material que tecnicamente responde aos requisitos desta indústria, com a mais-valia de ser ecológico.”

O mercado da refrigeração dispõe a partir de agora de uma solução de isolamento definitiva, pois é 100% ecológica e infinitamente reciclável, não dependendo a sua aplicação de qualquer alteração legislativa, pois cumpre os mais rigorosos critérios de sustentabilidade ambiental.

E, apesar do pouco tempo de vida desta startup, a solução EIC está já incorporada em equipamentos de organizações de referência, tais como: Galerias Lafayette, Akiko, E.Leclerc, Carrefour, Airbus, entre outras. Para esta seleção, foi determinante a capacidade da Grõwancork de fornecer uma solução de chassis pronta a ser utilizada na produção dos equipamentos, eliminando este processo da indústria em causa, ou reduzindo-o largamente.

A Amorim Cork Ventures junta-se assim a Filipe Guimarães, Domingos Silva e Pedro Rodrigues – os empreendedores responsáveis pelo projeto - que acumulam décadas de experiência na conceção e produção de equipamentos de refrigeração, o que lhes permite ter uma perceção privilegiada deste mercado e das necessidades dos atuais clientes da Grõwancork.

Nuno Barroca, Administrador da Corticeira Amorim, destaca que: “Esta é a terceira startup da Amorim Cork Ventures a chegar ao mercado e, de novo, estamos perante um perfil de negócio completamente disruptivo. Depois d’ASPORTUGUESAS e da coleção SUGO CORK RUGS, apresentamos agora uma solução técnica para chassis de refrigeração industrial, tendo todos em comum a utilização de cortiça como elemento diferenciador e um negócio com grande potencial de exportação.” Acrescenta ainda que: “A Grõwancork reúne a nosso ver todos os atributos de uma atividade de futuro, uma vez que aposta em materiais naturais, cuja produção tem associados baixos custos energéticos, a que se junta um desempenho técnico de excelência na sua área de atuação.”

A gama Grõwancork visa abranger toda a indústria de refrigeração comercial, ou seja, os maiores fabricantes de vitrinas expositoras refrigeradas e aquecidas, murais e semi-murais, expositores refrigerados e aquecidos, centrais de refrigeração e ventilação, com forte incidência no canal HORECA, médias e grandes superfícies de distribuição alimentar.

Neste momento, os objetivos da empresa passam por aumentar a penetração no mercado nacional e, em termos internacionais, estão identificados como mercados prioritários Espanha, França, Itália e Alemanha.

A Grõwancork cumpre já com o novo regulamento da União Europeia (UE Nº 517/2014) que tem como objetivo proteger o ambiente, mediante a redução das emissões de gases fluorados com efeito de estufa, segundo o qual, a partir de 1 de janeiro de 2023, serão proibidas todas as espumas que contenham HFC com PAG igual ou superior a 150.

A empresa foi constituída no final de julho de 2016, após ter participado numa convocatória da Amorim Cork Ventures. O projeto passou por um período de incubação, a que se seguiu um investimento nas instalações industriais da empresa em Guimarães, tendo obtido o apoio do programa Portugal 2020.  

http://www.growancork.com/