Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

CASA DE CORTIÇA DO ARTISTA RICARDO JACINTO NA GULBENKIAN PARA CONCERTO DE 20 DIAS

11 Abril 2017

                                       

  • Público convidado a assistir à atuação do pianista Marino Formenti
  • Patente 9 a 29 de abril, das 10h às 20h, em Lisboa, com entrada livre
  • Inicativa Nowhere integra programa da Bienal BOCA - Biennial of Contemporary Arts
  • Cortiça assume-se como elemento central da estética do espaço e viabiliza desempenho acústico e térmico pretendido

 

Com o apoio da Corticeira Amorim, uma casa temporária de cortiça está instalada no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian e recebe, durante 20 dias consecutivos, de 9 a 29 de abril, o pianista italiano Marino Formenti para a performance Nowhere.

 

O artista Ricardo Jacinto criou uma residência temporária de cortiça que será habitada por Marino Formenti, que ali se senta ao piano, toca, dorme, come e vive. Sobre o projeto arquitetónico, Ricardo Jacinto explica que “surge de um convite para desenhar uma habitação temporária para performance do pianista Marino Formenti.”

 

“Neste contexto, as propriedades acústicas e térmicas da cortiça, associadas a um sistema construtivo que privilegiava a rapidez de montagem e facilidade de transformação do material em obra, foram determinantes para a sua escolha”, detalha o artista.

 

A casa integra cortiça cedida pelas empresas Amorim Cork Composites e Amorim Cork Insulation, designadamente 300 blocos de aglomerado de cortiça expandida, um material que se assume como o elemento estrutural das paredes deste espaço, e diversas soluções de compósitos de cortiça, que asseguram o revestimento exterior da cobertura, do pavimento e do teto, num total de cerca de 200 m2.

 

Diariamente, entre as 10h e as 20h, o público é convidado a entrar e sair livremente, a voltar, a ouvir música ao vivo, num reportório que abarca John Cage, Morton Feldman, Erik Satie, Brian Ero, Jean-Henri d’Anglebert, Gaspard le Roux ou Bjork, entre o barroco e o contemporâneo, numa performance/concerto no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

 

Com streaming 24h/dia, a partir do site da BoCA (www.bocabienal.org) a performance/concerto Nowhere pode ser acompanhada à distância desde o primeiro dia.

https://www.youtube.com/watch?v=HfnsK7jPTNg